Perguntas frequentes

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Perguntas Frequentes (FAQ) 
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1 - QUESTÕES SOBRE O EZCONNECTOR

O primeiro passo é verificar o estado desse registo nas listagens.

Para isso, abra o EzConnector e vá a listagens (1), de seguida ao separador Completa (2), escolha a tabela Produtos e ou Combinações (3), escolha referencia (4), insira a referencia do artigo (5) (na imagem está a referencia bb01 como exemplo) e clique em GO (6):

Se pretender, pode Reenviar o registo, para forçar a comunicação do mesmo ou Eliminar para limpar todos os registos referentes á pesquisa e fazer com que o EzConnector reconstrua todos os dados.

O segundo passo é verificar o histórico de comunicações com o site.

Para isso, abra o EzConnector e vá a listagens (1), de seguida ao separador Log (2), insira a referencia do artigo (3) (na imagem está a referencia bb01 como exemplo) e clique em GO (4):

Aparecerá a uma lista de registos das comunicações feitas, mencionando a data e hora, o tipo de registo (tabela) e os detalhes do registo (Dados). Procure encontrar o que pretende, analisando os registos.

Exemplos:

  • Stock ou preço principal do artigo incorreto: procure o ultimo registo na tabela “Produtos” e verifique os dados que foram enviados.
  • Stock ou preço de combinação\variação de artigo incorreto: procure o ultimo registo na tabela “Combinações” e verifique os dados que foram enviados.
  • Preço especial do artigo, como por exemplo preço promoção, desconto ou grupo de cliente, incorreto: procure o ultimo registo na tabela “Preços” ou “Descontos” e verifique os dados que foram enviados.

Mais detalhes sobre a pesquisa de listagens no vídeo “Logs e listagens de dados”, neste site, no separador vídeos.

Caso a questão seja o stock, verifique os armazéns que está a exportar, e se está a enviar a quantidade existente ou disponível. Lembra-mos também que, caso seja um produto com cores e tamanhos o stock relevante encontra-se na tabela combinações, e não na tabela produtos.

Caso não apareça qualquer registo significará muito provavelmente que o produto está excluído de sincronização. Veja o tópico nesta página “Motivo de exclusão de artigos”.

Caso nenhum destes pontos ajudou na sua questão, contacte-nos para verificação, anexando, se possível, imagens das listagens referidas anteriormente.

Para validar a comunicação, validem que o EzConnector está a trabalhar, e os relatórios sobre algum(ns) exemplo(s). Para isso abram o EzConnector no PC principal\servidor e verifiquem o estado dos serviços. Em primeiro lugar, qual a cor que está no serviço (verde: ok, vermelho: parado, azul: não está no PC principal\servidor), e á frente se tem 0 ou 1 (0: sem erro, 1: com erro). Caso esteja a vermelho, vá a manutenção iniciar serviços e aguarde que os serviços fiquem verdes e façam um ciclo completo. Caso esteja o 1 em algum dos serviços, vá a manutenção, enviar logs, e entre em contacto com o nosso suporte pelo formulário https://ezconnector.pt/assistencia/ indicando qual serviço é que contem erro e uma pequena descrição do erro indicando um ou dois exemplos. Exemplo: setas vermelhas indica o estado dos serviços, amarelas se tem erro e a verde as opções indicadas. Caso esteja tudo correto, ou seja, os serviços a serem executados e sem erro, deverá consultar no log as comunicações desse artigo. Para isso vá a listagens, log, insira a referencia de exemplo, e clique em go. Deverá aparecer os registos do que foi comunicado. Caso não apareça qualquer registo, significa que o artigo não está a ser comunicado por alguma regra de exclusão ativa. Caso ainda assim não consiga verificar o problema, entre em contacto connosco e forneça um acesso remoto para verificar.

Para verificar qual o motivo, ou motivos, de exclusão do artigo, abra o EzConnector e vá a listagens (1), de seguida ao separador Motivo Exclusão(2), introduza a referencia (3) (na imagem está a referencia bb01 como exemplo) e clique em GO (4):

Aparecerá uma listagens dos campos de preenchimento obrigatório, e quais os dados relativos ao artigo na pesquisa. Mediante o ERP e as configurações, terá que ter os dados corretamente preenchidos.

Para proceder á atualização do EzConnector manualmente deverá seguir os seguintes passos:

  1. Descarregar a atualização clicando no link: https://ezconnector.pt/Update/_New3.0.zip.

  2. Parar os serviços do EzConnector e fechar todas as janelas referentes ao EzConnector.

  3. Descompactar o zip para a pasta do EzConnector, substituindo os ficheiros existentes.

  4. Iniciar serviços.

Para proceder à migração do EzConnector deverá seguir os seguintes passos:

  1. Instalar o EzConnector no novo PC ( o instalador está disponível no separador suporte ).

  2. Eliminar a pasta do EzConnector que o instalador criou.

  3. Migrar a base de dados do EzConnector, usando, por exemplo, o SSMS ( SQL Server Management Studio ) e a pasta do EzConnector do PC antigo.

  4. Abrir o EzConnector, navegar até ao separador servidores e atualizar os dados de SQL. Clique em testar para verificar se a ligação é estabelecida corretamente.

  5. Opcional: atualize o EzConnector, indo ao separador manutenção e clicar no botão “Atualizar EzConnector”.

  6. Iniciar os serviços, navegando até o separador manutenção e clicando em “Iniciar\Reiniciar Serviços”. Aguarde até completar um ciclo completo ( Aparecer a palavra “End” nos serviços ativos ).

Para proceder à instalação de outra instância no mesmo equipamento do EzConnector deverá seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o EzConnector, no separador de manutenção, atualizar o EzConnector. No final de da atualização, fechar o EzConnector.

  2. Copiar o EzConnector na pasta Programas e alterar o nome da copia para EzConnector2.

  3. Abrir o PowerShell em modo de administrador e executar estes dois comandos:
    New-Service -Name “EzConnectorService2” -BinaryPathName “C:\Program Files (x86)\EzConnector2\EzConnectorService.exe”
    New-Service -Name “EzConnectorDocs2” -BinaryPathName “C:\Program Files (x86)\EzConnector2\EzConnectorDocs.exe”

  4. Abrindo a pasta EzConnector que se encontra nos programas, encontrar o ficheiro EzConnector.ini.

  5. Na parte de [SQL], alterar NomeServico2=ezconnectorservice para NomeServico2=ezconnectorservice2 e alterar também NomeDocs2=ezconnectordocs para NomeDocs2=ezconnectordocs2.
    Na parte de [EzConnectorUpdater], alterar CaminhoINI-EzConnector2=c:\Program Files (x86)\EzConnector\EzConnector.ini para CaminhoINI-EzConnector2=c:\Program Files (x86)\EzConnector2\EzConnector.ini
    Opcional: atualize o EzConnector, indo ao separador manutenção e clicar no botão “Atualizar EzConnector”.

  6. Abrir o EzConnector.exe localizado na pasta de EzConnector2 nos programas (aconselhado criar atalho para ambiente de trabalho e alterar o nome de cada atalho do EzConnector).

  7. No separador licença, alterar os dados com os novos dados de licença.

  8. No separador servidores, configurar com os novos dados(alterar Nome BD EzC para EzConnector2 ).

  9. Meter as novas configurações no separador configurações.

  10. Abrir o ficheiro EzConnector.ini, localizado na pasta EzConnector2, alterar no [Erro], apagar BDCriada=1.
    na parte de [Geral], apagar VersaoEzConnector=2023.04.04.0

  11. Voltar ao novo EzConnector.exe e ativar serviços no separador manutenção.

 

Para reenviar dados para o EzCloud e, consequentemente, para as plataformas siga os seguintes passos:

  1. Abrir o EzConnector, no menu lateral ir a listagens.
  2. Aceda ao separador “Completa” no separador.
  3. Escolher a tabela referente ao registo que quer reenviar.
  4. Escolher a coluna para filtrar o registo pretendido. NOTA: estes dados são de preenchimento obrigatório.
  5. Inserir no filtro o registo pretendido. NOTA: estes dados são de preenchimento obrigatório.
  6. Clicar no botão reenviar em baixo da lista.

Exemplo:

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2 - QUESTÕES SOBRE O PRESTASHOP

No backend do prestashop, aceder no menu lateral a “Parâmetros avançados” (1) e de seguida em “Webservices” (2). De seguida clique na opção “Ativar o webservice do PrestaShop” (3) para ficar em Sim:

Ativado o serviço de API do prestashop, será necessário criar uma chave para autenticação. Para isso vamos clicar na opção “Adicionar nova chave Webservice” (4 na imagem em cima).

No novo ecrã, clicar em “Criar” (1) para gerar uma chave, opcionalmente pode adicionar uma descrição para que vai ser gerada a chave (2), o estado tem de estar ativo (3) e as permissões completas de acesso (4)*. Para finalizar clicar em gravar (5).

*-Dependendo da versão do prestashop, este quadro poderá ser diferente. Embora não sejam necessários todas as permissões, é preferível dar permissões a mais do que impedir o correto funcionamento do EzConnector.

Para testar, numa nova pagina de um navegador de internet digite o link do site e /api (Exemplo: https://omeusite.pt/api), a pagina solicitará os dados de acesso (utilizador e password), insira no utilizador a chave gerada e deverá aparecer algo idêntico á imagem em baixo:

Os motivos para que a API não funcione são vários.

O primeiro passo a fazer é testar se a Key está bem gerada. Para isso, num site meta no url “https://oseusite.pt/api?ws_key={key}”. Se conseguir visualizar a estrutura de API do prestashop significa que a key está corretamente gerada mas ainda assim é necessário testar o próximo passo.

Se ao testar com o url “https://oseusite.pt/api” e inserir a chave e não conseguir visualizar a estrutura de API do prestashop e o site pedir novamente os dados de autenticação, poderá ser falta de parte de código no ficheiro “.htaccess”.

*NOTA: Faça cópia de segurança do ficheiro antes de o modificar.

Entre no gestor de ficheiros do seu alojamento e entre dentro da pasta onde está instalado o Prestashop. Nessa pasta estará um ficheiro chamada “.htaccess” (este ficheiro está oculto, por isso, se não o conseguir visualizar certifique-se que está a mostrar os ficheiros ocultos), e por baixo de “RewriteEngine on” cole o código:

<IfModule mod_rewrite.c> 
    RewriteEngine on
    RewriteRule .* – [E=HTTP_AUTHORIZATION:%{HTTP:Authorization}]
</IfModule>

Terá este aspeto sensivelmente:

Grave o ficheiro e teste no browser novamente.

Caso o problema se mantenha, entre em contacto, preferencialmente com o seu gestor do alojamento.

Se depois de tentar implementar a solução do ponto 2.2 continuar com o mesmo erro, poderá tentar implementar a solução descrita em baixo.

A solução que vamos propor é refazer o ficheiro .htacess.

O primeiro passo é entrar dentro do backoffice do Prestashop e ir a “Parametros da Loja” e “Trafego e SEO” e verifique se tem a opção URL reescrito ativo:

Se alterou as definições, guarde e experimente novamente se já aceita a introdução da password no link “http://omeusite.pt/api”.

Se não, o segundo passo é renomear o ficheiro .htaccess, que está na raiz da pasta publica do site, através do gestor de ficheiros do site.

*NOTA: o ficheiro pode estar oculto, e pode ser necessário configurar o gestor de ficheiros para mostrar ficheiros ocultos.

De seguida, no backoffice do prestashop, no agrupamento “Defina o URL da loja” modificar os dados, guardar, repor os dados que estavam e guardar novamente.

Desta forma o ficheiro .htaccess é criado novamente, e já aceitará a introdução de password.

Fazer o download do PSCleaner, instalar e usar.
Nas novas versões do prestashop é necessário fazer uma correcção no módulo. Verifque em https://github.com/PrestaShop/pscleaner/pull/45/commits/55b8ef151c3c65fffdb68aa1044b9293e7134ee2

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3 - QUESTÕES SOBRE O WOOCOMMERCE

No backend do WordPress, aceder no menu lateral a “WooCommerce” (1) e de seguida em “Configurações” (2). De seguida clique no separador “Avançado” (3), e depois em “API REST”. Por ultimo clicar em “Adicionar chave” (5)

No novo ecrã, Inserir EzConnector na “Descrição” (1), selecionar o utilizador com permissões de administrador (2), alterar as permissões para “Leitura e escrita” (3)* e gerar chave.

Aparecerá duas chaves: a Consumer key, que é o utilizador, e a Consumer secret que representa a palavra passe.

O EzConnector envia sempre os preços sem IVA, por esse motivo deverá verificar as configurações do WooCommerce.

Para verificar, navegue no menu lateral a WooCommerce (1) e de seguida a configurações (2). No separador Geral deverá confirmar que tem a opção “Activar impostos” com visto (3) :

De seguida clique no separador “Imposto” (1) e confirme que a opção “Preços inseridos com imposto” (2) está com a opção “Não, os valores serão introduzidos sem impostos” selecionada. Confirme também que as opções “Mostrar preços na loja” (3) e “Mostrar preços no carrinho e ao finalizar compra” (4) estão com a opção “Incluindo imposto” selecionada. Caso use mais taxas para além da taxa de IVA normal, terá de configurar as “Classes de imposto adicionais” (5). Clique em “Guardar alterações” no fim da página.

Por fim deverá preencher as taxas existentes. Daremos o exemplo da configuração da taxa padrão, e depois será necessário replicar para as outras taxas.

Para configurar a taxa padrão, aceda á opção “Taxas Padrão” (1) e de seguida clique em inserir linha (2). Caso não tenha necessidades adicionais, basta preencher o campo Taxa (3) com a percentagem respetiva (no caso do exemplo será 23%). Clique em “Guardar alterações”.

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4 - QUESTÕES SOBRE O SHOPIFY

No backend do Shopify, aceder no menu lateral a “Apps” (1) e de seguida em “App and sales channel settings” (2).

Na nova janela clicar em “Develop apps” (1)

E “Criar app” (1).

Inserir o nome EzConnector:

Clicar em “Configure admin scope” (1):

Dar permissão a todas as opções (assinalado a verde apenas as primeiras), e de seguida guardar em Save (1):

Por fim clicar em instalar APP. Serão geradas três chaves, a API key que é o user, a API secret que consideramos a password e a API token. É necessário enviar as três chaves geradas.

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5 - QUESTÕES SOBRE O ALOJAMENTO

Aceder ao cPanel e procurar o agrupamento base de dados ou databases.

Base de dados MySQL ou MySQL databases (1) – Criar novo utilizador e dar permissões na base de dados da loja online.

Encontrar o agrupamento Utilizadores MySQL ou MySQL users:

Primeiro é necessário criar um utilizador novo. Adicione um nome á frente do prefixo, e selecione a password. Recomenda-mos usar o aplicativo de criação de passwords (Password generator). Grave a password gerada. Por fim clicar em criar utilizador ou create user.

De seguida é necessário dar permissões ao utilizador na base de dados da loja online. Na opção “Adicionar utilizador á base de dados” ou “Add User To Database” (2) selecione o utilizador criado e a base de dados online. Na janela seguinte clique em dar permissão total e grave.

MySQL remoto ou Remote MySQL (2) – Dar permissão para conexão ao serviço MySQL do alojamento.

Recomenda-mos adicionar o simbolo percentagem para dar permissão a todos os IPs, salvaguardando qualquer alteração de IP do fornecedor de Internet.

Por ultimo, é necessário testar os dados de ligação para verificar se é possível estabelecer ligação MySQL. Para isso use um software como o Heidi ou Workbench.

Exemplo de uso Workbench:

Clicar no botão + (mais), preencher com um nome, o hostname, o username, clicar em “test connection” e inserir a password.
Deverá aparecer uma janela de conexão bem sucedida.

É necessário alterar o sql_mode.

Uma das formas será correr a seguinte query:

SET GLOBAL sql_mode=(SELECT REPLACE(@@sql_mode,'ONLY_FULL_GROUP_BY','');
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6 - QUESTÕES SOBRE ERPs

Não existe qualquer contrapartida em atualizar o seu ERP, pelo contrário.

Mas para uma instalação bem conseguida, sem qualquer constrangimento, e assegurando que tudo funcionará corretamente, incluindo o EzConnector, deverá proceder da seguinte forma:

  1. Parar os serviços do EzConnector (Manutenção, Para serviços):



  2. Atualizar ERP.

  3. Atualizar EzConnector (Manutenção, Atualizar Ezconnector):



  4. Por fim iniciar serviços (tecla verde na imagem em cima). Deverá testar tanto o envio de informação para o site (como por exemplo mudar um preço) e a importação de encomendas, realizando uma encomenda de teste no site.

Caso ocorra algum problema, ou tenha alguma questão, não hesite em contactar.

  1. Confirme que o documento e serie configurado no EzConnector existe no ERP Sage 50c \ 50c Loja:



  2. Caso exista, deverá regravar o documento, e fechar a janela de edição de documentos, e regravar as configurações do posto que usa a API.

  3. Caso o problema se mantenha, contacte-nos.

Executar a seguinte query:

select Referencia, count(*) from [zspos_2022_0].dbo.produtos
where codigo!=0
and Referencia!=''
and descricao!=''
and retalho!=2
and cast(codigopp as bigint)!=cast(CONCAT('17',codigo) as bigint)
group by Referencia
having count(*)>1

No software Sage 50c e Sage 50c Loja ao duplicar artigo, o novo artigo fica com a descrição e a categoria do artigo anterior, quando nas configurações do EzConnector se tem para não atualizar descrições ou não atualizar categorias.

A causa deste problema é que, quando se duplica o artigo, ao clicar no OK na janela onde se indica a nova referência (imagem em baixo), é gravado na base de dados este novo artigo com os dados que estão na janela. Por outras palavras, clicar no OK na referida janela é como clicar em Gravar na janela da ficha do artigo (já com a nova referencia).

Na impossibilidade de alterar a configuração para atualizar as categorias e\ou descrições, e para contornar esta questão existem diversas formas:

  • Alterar os dados na janela do artigo inicial (sem gravar), e depois duplicar o artigo. Desta forma ao clicar OK o software irá gravar o novo artigo já com os dados corretos. De salientar que o artigo inicial não é alterado.

  • Antes de duplicar, retirar o visto de “Disponivel Touch”. Ou seja, abre a ficha do artigo, retira o visto sobre “Disponivel Touch”, duplica o artigo, faz as alterações que pretender, mete o visto no “Disponivel Touch” e grava o artigo.

  • Duplicar de um artigo que não esteja sincronizado.