PERGUNTAS FREQUENTES

Criamos aqui uma base de dados de conhecimento (knowledge base) para as questões mais frequentes.

Confira a simplicidade de encontrar solução para o seu problema.

1 - QUESTÕES SOBRE O EZCONNECTOR

1.1 - Artigo não sincroniza corretamente stock, preço, ou outra informação

O primeiro passo é verificar o estado desse registo nas listagens.

Para isso, abra o EzConnector e vá a listagens (1), de seguida ao separador Completa (2), escolha a tabela Produtos e ou Combinações (3), escolha referencia (4), insira a referencia do artigo (5) (na imagem está a referencia bb01 como exemplo) e clique em GO (6):

Se pretender, pode Reenviar o registo, para forçar a comunicação do mesmo ou Eliminar para limpar todos os registos referentes á pesquisa e fazer com que o EzConnector reconstrua todos os dados.

O segundo passo é verificar o histórico de comunicações com o site.

Para isso, abra o EzConnector e vá a listagens (1), de seguida ao separador Log (2), insira a referencia do artigo (3) (na imagem está a referencia bb01 como exemplo) e clique em GO (4):

Aparecerá a uma lista de registos das comunicações feitas, mencionando a data e hora, o tipo de registo (tabela) e os detalhes do registo (Dados). Procure encontrar o que pretende, analisando os registos.

Exemplos:

  • Stock ou preço principal do artigo incorreto: procure o ultimo registo na tabela “Produtos” e verifique os dados que foram enviados.
  • Stock ou preço de combinação\variação de artigo incorreto: procure o ultimo registo na tabela “Combinações” e verifique os dados que foram enviados.
  • Preço especial do artigo, como por exemplo preço promoção, desconto ou grupo de cliente, incorreto: procure o ultimo registo na tabela “Preços” ou “Descontos” e verifique os dados que foram enviados.

Mais detalhes sobre a pesquisa de listagens no vídeo “Logs e listagens de dados”, neste site, no separador vídeos.

Caso a questão seja o stock, verifique os armazéns que está a exportar, e se está a enviar a quantidade existente ou disponível. Lembra-mos também que, caso seja um produto com cores e tamanhos o stock relevante encontra-se na tabela combinações, e não na tabela produtos.

Caso não apareça qualquer registo significará muito provavelmente que o produto está excluído de sincronização. Veja o tópico nesta página “Motivo de exclusão de artigos”.

Caso nenhum destes pontos ajudou na sua questão, contacte-nos para verificação, anexando, se possível, imagens das listagens referidas anteriormente.

1.2 - Motivo de exclusão do artigo

Para verificar qual o motivo, ou motivos, de exclusão do artigo, abra o EzConnector e vá a listagens (1), de seguida ao separador Motivo Exclusão(2), introduza a referencia (3) (na imagem está a referencia bb01 como exemplo) e clique em GO (4):

Aparecerá uma listagens dos campos de preenchimento obrigatório, e quais os dados relativos ao artigo na pesquisa. Mediante o ERP e as configurações, terá que ter os dados corretamente preenchidos.

2 - QUESTÕES SOBRE O PRESTASHOP

2.1 - Como criar chave API no Prestashop

No backend do prestashop, aceder no menu lateral a “Parâmetros avançados” (1) e de seguida em “Webservices” (2). De seguida clique na opção “Ativar o webservice do PrestaShop” (3) para ficar em Sim:

Ativado o serviço de API do prestashop, será necessário criar uma chave para autenticação. Para isso vamos clicar na opção “Adicionar nova chave Webservice” (4 na imagem em cima).

No novo ecrã, clicar em “Criar” (1) para gerar uma chave, opcionalmente pode adicionar uma descrição para que vai ser gerada a chave (2), o estado tem de estar ativo (3) e as permissões completas de acesso (4)*. Para finalizar clicar em gravar (5).

*-Dependendo da versão do prestashop, este quadro poderá ser diferente. Embora não sejam necessários todas as permissões, é preferível dar permissões a mais do que impedir o correto funcionamento do EzConnector.

Para testar, numa nova pagina de um navegador de internet digite o link do site e /api (Exemplo: https://omeusite.pt/api), a pagina solicitará os dados de acesso (utilizador e password), insira no utilizador a chave gerada e deverá aparecer algo idêntico á imagem em baixo:

2.2 - A API do Prestashop não funciona

Os motivos para que a API não funcione são várias.

O primeiro passo a fazer é testar se a Key está bem gerada. Para isso, num site meta no url “https://oseusite.pt/api?ws_key={key}”. Se conseguir visualizar a estrutura de API do prestashop significa que a key está corretamente gerada mas ainda assim é necessário testar o próximo passo.

Se ao testar com o url “https://oseusite.pt/api” e inserir a chave e não conseguir visualizar a estrutura de API do prestashop e o site pedir novamente os dados de autenticação, poderá ser falta de parte de código no ficheiro “.htaccess”.

*NOTA: Faça cópia de segurança do ficheiro antes de o modificar.

Entre no gestor de ficheiros do seu alojamento e entre dentro da pasta onde está instalado o Prestashop. Nessa pasta estará um ficheiro chamada “.htaccess” (este ficheiro está oculto, por isso, se não o conseguir visualizar certifique-se que está a mostrar os ficheiros ocultos), e por baixo de “RewriteEngine on” cole o código:

<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine on
RewriteRule .* – [E=HTTP_AUTHORIZATION:%{HTTP:Authorization}]
</IfModule>

Terá este aspeto sensivelmente:

Grave o ficheiro e teste no brownser novamente.

Caso o problema se mantenha, entre em contacto, preferencialmente com o seu gestor do alojamento.

3 - QUESTÕES SOBRE O WOOCOMMERCE

3.1 - Como criar chave API no WooCommerce

No backend do WordPress, aceder no menu lateral a “WooCommerce” (1) e de seguida em “Configurações” (2). De seguida clique no separador “Avançado” (3), e depois em “API REST”. Por ultimo clicar em “Adicionar chave” (5)

No novo ecrã, Inserir EzConnector na “Descrição” (1), selecionar o utilizador com permissões de administrador (2), alterar as permissões para “Leitura e escrita” (3)* e gerar chave.

Aparecerá duas chaves: a Consumer key, que é o utilizador, e a Consumer secret que representa a palavra passe.

3.2 - Na plataforma WooCommerce preços aparecem sem IVA

O EzConnector envia sempre os preços sem IVA, por esse motivo deverá verificar as configurações do WooCommerce.

Para verificar, navegue no menu lateral a WooCommerce (1) e de seguida a configurações (2). No separador Geral deverá confirmar que tem a opção “Activar impostos” com visto (3) :

De seguida clique no separador “Imposto” (1) e confirme que a opção “Preços inseridos com imposto” (2) está com a opção “Não, os valores serão introduzidos sem impostos” selecionada. Confirme também que as opções “Mostrar preços na loja” (3) e “Mostrar preços no carrinho e ao finalizar compra” (4) estão com a opção “Incluindo imposto” selecionada. Caso use mais taxas para além da taxa de IVA normal, terá de configurar as “Classes de imposto adicionais” (5). Clique em “Guardar alterações” no fim da página.

Por fim deverá preencher as taxas existentes. Daremos o exemplo da configuração da taxa padrão, e depois será necessário replicar para as outras taxas.

Para configurar a taxa padrão, aceda á opção “Taxas Padrão” (1) e de seguida clique em inserir linha (2). Caso não tenha necessidades adicionais, basta preencher o campo Taxa (3) com a percentagem respetiva (no caso do exemplo será 23%). Clique em “Guardar alterações”.

4 - QUESTÕES SOBRE O SHOPIFY

4.1 - Como criar chave API no Shopify

No backend do Shopify, aceder no menu lateral a “Apps” (1) e de seguida em “App and sales channel settings” (2).

Na nova janela clicar em “Develop apps” (1)

E “Criar app” (1).

Inserir o nome EzConnector:

Clicar em “Configure admin scope” (1):

Dar permissão a todas as opções (assinalado a verde apenas as primeiras), e de seguida guardar em Save (1):

Por fim clicar em instalar APP. Serão geradas três chaves, a API key que é o user, a API secret que consideramos a password e a API token. É necessário enviar as três chaves geradas.

5 - QUESTÕES SOBRE O ALOJAMENTO

5.1 - Como criar utilizador MySQL com cPanel e dar permissões

Aceder ao cPanel e procurar o agrupamento base de dados ou databases.

Base de dados MySQL ou MySQL databases (1) – Criar novo utilizador e dar permissões na base de dados da loja online.

Encontrar o agrupamento Utilizadores MySQL ou MySQL users:

Primeiro é necessário criar um utilizador novo. Adicione um nome á frente do prefixo, e selecione a password. Recomenda-mos usar o aplicativo de criação de passwords (Password generator). Grave a password gerada. Por fim clicar em criar utilizador ou create user.

De seguida é necessário dar permissões ao utilizador na base de dados da loja online. Na opção “Adicionar utilizador á base de dados” ou “Add User To Database” (2) selecione o utilizador criado e a base de dados online. Na janela seguinte clique em dar permissão total e grave.

 

MySQL remoto ou Remote MySQL (2) – Dar permissão para conexão ao serviço MySQL do alojamento.

Recomenda-mos adicionar o simbolo percentagem para dar permissão a todos os IPs, salvaguardando qualquer alteração de IP do fornecedor de Internet.

5.2 - Erro "this is incompatible with sql_mode=only_full_group_by"

É necessário alterar o sql_mode.

Uma das formas será correr a seguinte query:

SET GLOBAL sql_mode=(SELECT REPLACE(@@sql_mode,’ONLY_FULL_GROUP_BY’,”));